Alimentação para o Jiu-Jitsu

Alimentação para o Jiu-Jitsu

25 de março de 2021 0 Por admin

Você sabe o que comer antes e depois do treino?

 

Alimentação pré e pós treino

 

A alimentação do praticante esportista está relacionada a melhora do seu desempenho seja ele físico ou mental, pois está associado a redução do cansaço, permitindo que o indivíduo treine por um maior período de tempo, melhore memória, potencializando o aprendizado e ainda auxilia numa recuperação rápida e eficiente após a atividade física. Em decorrência deste comprovado benefício, o praticante deve ter uma alimentação equilibrada que forneça todos os nutrientes essenciais ao organismo, em quantidades adequadas. Em cada refeição, o praticante deve ingerir pelo menos um alimento de cada um dos 3 grupos abaixo:

Construtores – são os alimentos que ajudam a aumentar a massa muscular (constroem). São as proteínas encontradas nas carnes, frangos, peixes, ovos, leite e derivados;

Energéticos – são os alimentos que fornecem energia para o corpo utilizar na hora do treino. São os carboidratos, encontrados na massa, pães, batata, mandioca, inhame, mandioquinha;

Reguladores – são alimentos que regulam o organismo, fazem com que ele funcione adequadamente. São todos os vegetais e frutas existentes.

 

 

 

 

 

O QUÊ COMER ANTES DO TREINO?

A alimentação antes do treino é muito importante para garantir a energia necessária para a atividade física. O praticante pode realizar uma pequena refeição que pode variar de 30 minutos a 1 hora antes do treino (dependendo da sua digestão) ou uma grande refeição (evitando excesso de gorduras e fibras, que retardam a digestão) até 2 horas antes.

O QUÊ COMER DEPOIS DO TREINO?

Nesta fase torna-se necessária a ingestão de alimentos ricos em carboidratos para repor o gasto muscular, facilitando a recuperação do indivíduo. Esta refeição deve ser feita após 2 horas (no máximo) do término do exercício, pois este é o período em que o estímulo para a reposição de energia está acentuado.

Exemplo de cardápio (almoço ou jantar):

  • arroz ou macarrão
  • batata, mandioca, mandioquinha, cará ou inhame 
  • frutas secas ou frescas 
  • suco de frutas 
  • espinafre, brócolis, couve-flor ou outros legumes 
  • peixe ou frango

Exemplo de cardápio (lanche):

  • sanduíche natural – pão de forma branco ou integral
  • peito de frango desfiado
  • queijo cottage
  • cenoura ralada
  • alface e tomate 
  • suco de frutas

 

Suyann Cunha Cavalheiro

Nutricionista

CRN2 14607

Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional – VP/UNICSUL

👉Mestre em Biotecnologia – UCS

👉Formação em Modulação Intestinal- MP

👉 Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional – IBNF

👉 Inventora, pesquisadora e sócia/proprietária da patente de n° BR10 2017 025611-1 depositada no instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

👉Instagram: @nutrisuyan

 

E que tal começar hoje mesmo a sua alimentação para melhor eficiência nos treinos?

 

Faça uma aula teste e garanta qualidade à sua vida.

 

Siga nossas Redes Sociais!