Suplementos mais indicados para quem pratica Jiu-Jitsu

Suplementos mais indicados para quem pratica Jiu-Jitsu

27 de abril de 2021 0 Por admin

Os praticantes de Jiu-Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto para as competições, para treinos extenuantes apenas contar com os alimentos não é suficiente e o atleta precisa estar atento e escolher os melhores e mais adequados suplementos para quem faz Jiu-Jitsu.

Os atletas de Jiu-Jitsu e de outros tipos de luta podem sofrer muitas lesões musculares e seus treinos geram um altíssimo nível de estresse mental e físico, ocasionando muita fadiga mental e dores musculares.

A alimentação balanceada é de extrema importância também e deve ser praticada durante todo o período de treino e pré competições e não apenas poucos dias antes destas como acontece em muitos casos de atletas que acabam recorrendo a práticas não saudáveis.

A orientação adequada com a combinação dos alimentos e suplementos vai evitar que se chegue a estes extremos perigosos.

A ajuda de um nutricionista é fundamental para atletas desta categoria e mesmo para quem apenas treina sem intenção de competir, pois é importante que um profissional oriente a necessidade dos suplementos e quais os mais indicados, assim como orientará a alimentação de acordo com as preferências e necessidades de cada um.

As indicações dos suplementos para quem faz Jiu-Jitsu, você vai conferir no nosso post de hoje.

 

Muito além da Suplementação

 

A performance de um atleta ou praticante de Jiu-Jitsu e de outros tipos de luta deve contar além de uma boa alimentação e suplementação adequada com uma boa qualidade de sono e saúde gastrointestinal.

O descanso adequado garantirá mais atenção e concentração nos treinos e lutas e a saúde gastrointestinal é importante para que não haja desconfortos que atrapalhem a performance.

Outro ponto muito importante a ser destacado é a hidratação, este é um fator essencial para qualquer tipo de esporte, porém estes atletas costumam praticar um hábito nada saudável de ficar sem tomar líquidos dias antes de competir com a intenção de estarem menos pesados e se encaixarem nas suas categorias em competições.

É importante enfatizar que isso não é nem um pouco correto, além de ser muito prejudicial por ocasionar um estado de desidratação certamente atrapalhará a performance.

 

 Tipos mais adequados de suplementos para quem pratica Jiu-Jitsu:

Não há uma especificação de suplementos para quem pratica Jiu-Jitsu, mas existem aqueles que são mais indicados para a categoria.

 

Arginina

Aminoácido semi-essencial conhecido como L- Arginina, é produzida em níveis suficientes para atender a demanda que o organismo necessita, é precursora do óxido nítrico que age como vasodilatador, melhorando o fluxo sanguíneo, fazendo com haja maior aporte de nutrientes e oxigênio para os músculos.

 

Citrulina

É um aminoácido não essencial (o corpo produz), ajuda a reduzir a produção do lactato (causa dor durante os exercícios) e da amônia, melhorando o desempenho, é precursor da arginina que favorece a produção do ácido nítrico que melhora o transporte de nutrientes e oxigênio para os músculos.

 

Creatina

Favorece a produção de energia para os músculos, beneficia o transporte de nutrientes e oxigênio para melhora da resistência muscular e dá maior capacidade de prolongar o esforço físico de duração longa, faz com que a recuperação muscular seja mais rápida.

 

Beta Alanina

Aminoácido produzido pelo organismo, aumenta a carnosina (dipeptídeo formado a partir da histidina e alanina) nos músculos, que tem ação antioxidante, melhora a resistência e potência física, diminuindo a fadiga muscular.

 

BCAA

Aminoácidos de cadeia ramificada, evitam a fadiga, previnem a perda muscular e melhoram a recuperação pós treino.

 

Cafeína

Ajuda a concentração e ajuda a diminuir a fadiga.

 

Glutamina

Melhora o sistema imunológico que é atingido devido ao estresse.

 

Whey Protein

Suplemento protéico com alto valor biológico, favorece a recuperação muscular, ganho de massa magra, age melhorando o sistema imunológico.

Em casos específicos podem ser indicados ainda algumas vitaminas, por causa do grande estresse causado por este esporte, mas isso dependerá da avaliação de um médico de acordo com exames clínicos.

 

Gel de carboidratos

Podem ser utilizados a maltodextrina que tem absorção bem rápida logo antes do treino ou a palatinose (carboidrato derivado da beterraba, mel e cana de açúcar) tem absorção mais lenta e pode ser consumida de 15 a 30 minutos antes do treino.

 

 

 

E que tal começar hoje mesmo a sua suplementação para melhor eficiência nos treinos?

Aqui na JA nós temos suplementos em nossa cantina, e você pode consumir na academia ou levar para casa para dar continuidade na rotina suplementar.

 

Faça uma aula teste e garanta qualidade à sua vida.

 

Siga nossas Redes Sociais!