Pilares do Jiu Jitsu

Pilares do Jiu Jitsu

4 de maio de 2021 0 Por admin

Um bom lutador deve ser completo, e acima de tudo inteligente.

Um leão não sai correndo atrás de suas presas como um louco sem alguma estratégia. Primeiro ele avalia o local, define a hora certa de agir, estuda sua presa e então ataca!! No Jiu Jitsu deve-se seguir esse mesmo princípio.

Já ouvimos falar que a melhor defesa é o ataque e certamente não há dúvidas quanto a isso, pois quando está sob  um ataque o inimigo pensa na melhor forma de se defender e ao invés de atacar também ele recua para evitar o perigo.

É muito importante se conhecer, de acordo com o seu biótipo você terá mais facilidades em determinadas posições e dificuldades em outras. Não esquecendo da distribuição do peso, dos ângulos e das alavancas, onde conseguiremos dominar nosso adversário com mais facilidade e diminuindo o uso da força.

Listamos aqui os três pilares do Jiu Jitsu que são:

 

Defesa

Ela é o princípio de tudo, mesmo que seja um bom jogador nunca sabe ao certo o que pode vir do lado oposto. Estar com a defesas em dia é a maneira de lidar com inesperado e evitar ser pego de surpresa. Por melhor que seja o seu Jiu Jitsu uma hora algum ataque pode surpreender e saber como se livrar dessas posições perigosas pode te salva a ajudar a mudar o rumo da luta.

Importante em determinados treinos se colocar em posições desconfortáveis para treinar a saída e se manter confortável naquela posição.

 

Controle

O segundo pilar do Jiu Jitsu é o controle, você pode ter boas posições como raspagens e passagens, mas elas não serão bem-sucedidas se você não conseguir dominar seu oponente. O controle pode ser feito através da pressão utilizada, controle do quadril do oponente e também as pegadas que são de suma importância para frear as investidas de qualquer adversário.

Para se ter um bom controle é importante manter sempre a distribuição do peso no ângulo certo.

 

Ataque

Esse é o último e talvez o mais importante dos pilares, pois independente de qualquer coisa a luta pode acabar a qualquer momento por uma finalização. Estar com os ataques afiados e requisito crucial para qualquer atleta. E a junção dos três pilares e a receita certa para o sucesso do Jiu Jitsu.

Já é clichê falar que o melhor lutador é aquele que é completo.  É aquele que sabe trabalhar todas as posições até mesmo aquelas que ele não domina ou não gosta. Muitos têm preferência de ser passador por não gostar de ser amassado e tem bons ataques por cima, no entanto quando ele começa a trabalhar guarda e entender os ataques e o que passa na cabeça de um guardeiro, seu jogo como passador melhora, pois ele passa a entender os movimentos que um guardeiro realiza antes de atacar.

A mesma teoria serve para aquele que prefere fazer guarda, ao melhorar sua passagem ele turbina seu jogo por baixo, pois passa a entender como funciona a cabeça do passador.

 

Sabendo os três pilares do jiu jitsu é hora de colocar em pratica. Então vista seu kimono e venha praticar. Esperamos por você. Oss

 

 

Faça uma aula teste e garanta qualidade à sua vida.

 

Siga nossas Redes Sociais!