Higiene no tatame é um assunto sério!

Higiene no tatame é um assunto sério!

6 de maio de 2022 0 Por admin

A higiene dos locais de treino é sempre um tema importante nas academias.

 

Para evitar qualquer tipo de problema aos atletas, praticantes ou frequentadores em geral. Todos passam por um inimigo oculto, minúsculo, imperceptível aos olhos, mas capaz de comprometer a saúde e o desempenho nos treinos e competições. Conhecidas como, as bactérias do tatame, elas multiplicam-se em toda parte e em grande volume nos locais onde a atividade física é constante, em nosso caso o tatame.

O tatame é o local mais sagrado para qualquer lutador de Jiu Jitsu, é um local que deve imperar o respeito, pois ali é o lugar que os atletas passam a maior parte do seu tempo, onde aprender as técnicas de lutas, e mais do que isso, aprendem a ter caráter e a se tornar pessoas de bem, porém devemos ter muito cuidado, pois este local pode conter perigos que são invisíveis os olhos e podem trazer sérios riscos a nossa saúde e nos afastar por um bom tempo dos treinos. Por esse motivo o tatame precisa ser higienizado constantemente para garantir a saúde e a integridade física daqueles que o frequentam. As bactérias, vírus e fungos que estão presente nos tatames podem se tornar um grande problema na vida daqueles que por um descuido, vierem a contraí-los.

As vezes estamos tão preocupados em treinar que esquecemos de cuidados básicos que podem salvar a nossa vida e a vida de nossos companheiros de treino. Várias partes do nosso corpo estão em constante contato com o espaço destinado a prática dos treinos, boca, nariz e toda a pele. Todos têm interesse de se manter saudável, treinando e sem qualquer problema sério que o impeça de realizar as atividades que deseja, por esse motivo devemos evitar ao máximo o contato do nosso corpo diretamente ao tatame, por exemplo, ao treinar a modalidade NO GI, nossa escola disponibiliza o uniforme apropriado para a pratica, rash guard manga longa, short e calça leg, buscando ao mínimo de exposição da pele ao tatame.

Outro grande descuido que ocorrem nas academias é a questão dos calçados, em nossa escola o uso de chinelo ou tênis é obrigatório do vestiário até o dojô “tatame”, é muito comum o aluno precisar sair no meio da aula devido as necessidades fisiológicas, neste caso se o aluno está descalço e se desloca até o banheiro, tendo grande chance de ter contato com alguma bactéria e trazer para dentro do tatame.

Uma raspagem, um ferimento leve, pode infeccionar por causa de bactérias. Elas entram na corrente sanguínea por qualquer lesão, por mais leve que seja e complicam a infecção.

Nós lutadores de Jiu Jitsu, aprendemos diariamente a conviver com dores e lesões e por conta disso quando a bactéria ainda está se manifestando de forma mais branda acreditamos que é só uma dorzinha muscular e com o tempo irá passar. É nessa hora que mora o perigo! Nos primeiros dias quando ocorre a automedicação e a bactéria é tratada como uma dor muscular, esta passa a se desenvolver mais e mais, lutadores passam cremes e pomadas, tomam anti-inflamatórios, mas nada resolve e o pior, o quadro se agrava ainda mais.

Esse assunto é muito sério!

Quando a bactéria é diagnosticada tardiamente pode causar danos irreversíveis, como amputação de membros, alojar-se no coração e levar até a morte.

As bactérias mais comuns nos atletas e praticantes de jiu-jitsu são Staphylococcus (Estafilococos) e Estreptococo (que causa a erisipela), bactérias que afastaram o professor Mateus Bernardi dos tatames por algumas semanas. Segundo o professor Mateus Bernardi que há mais de 18 anos ministra aulas de jiu-jitsu ainda há uma tradição antiga que treinar com kimono sujo seria uma demonstração que o atleta era “casca grossa”, mas hoje sabemos que isso é uma falta de higiene que pode provocar problemas sérios. Segundo o professor Mateus, outra tradição antiga, é sobre a faixa, pois lavar a sua faixa não irá tirar da sua mente e do seu corpo o que você aprendeu durante anos de treinamento. Isso é uma cultura que foi passada de geração em geração, entenda que lavar a faixa só a deixará limpa e não limpará o seu cérebro junto com ela. A faixa está em constante contato com suor e impurezas nos tatames, e assim como o kimono é um excelente hospedeiro para os micro-organismos.

 

Dicas de como evitar bactérias no tatame:

  • Limpar os Tatames todos os dias, não deixar o suor e saliva de um dia para outro;
  • Possuir no mínimo 02 (dois) Kimonos;
  • Os Kimonos devem estar sempre limpos, seco e sem odores;
  • Unhas das mãos e dos pés cortadas e limpas;
  • Banhos antes do Treino;
  • Lavar os Kimonos toda Semana;
  • Lavar a faixa;
  • Jamais pise descalço fora do tatame e não pise calçado dentro dele;

 

Dicas de como evitar o contato com as bactérias:

  • Não divida equipamentos pessoais como lycras e kimonos.
  • Descanse bem, um corpo cansado está sempre mais aberto a doenças.
  • Proteja os ferimentos, ou qualquer corte aberto.

 

 

Doutor: Augusto Cardoso Sgarioni

CRM: 34330

Médico – Cirurgião Geral
Professor do curso de medicina da UCS

 

Lembre-se que a nossa escola é a extensão da sua casa, além de manter o seu material de treino limpo nos ajude a manter nosso ambiente de treino limpo e incentive seus colegas. Quando estiver com algum ferimento, por menor que seja, faça um curativo e o proteja para que esteja completamente isolado, tome cuidado e quando tiver alguma suspeita, vá ao médico.

 

Desde já agradecemos a colaboração aos cuidados e desejamos a todos muita saúde e bons treinos.

 

 

 

Faça uma aula teste e garanta qualidade à sua vida.

 

Siga nossas Redes Sociais!