Você já ouviu falar no Parajiu?

Você já ouviu falar no Parajiu?

6 de março de 2021 0 Por admin

  O Para Jiu-Jitsu é o Para Desporto do Jiu-Jitsu, e é praticado por Paratletas com variadas limitações.

Ao total são 20 classificações funcionais no Para Jiu-Jitsu, tanto para mobilidade física quanto cognitiva.

Nas competições profissionais e amadoras, a categoria destinada aos paratletas é o Para Jiu-Jitsu, ou Jiu-Jitsu Mais. O Para Jiu-Jitsu vem evoluindo como modalidade e já acontece competições em eventos pelo Brasil e mundo.

Há registros desde o início do Jiu-Jitsu de pessoas com deficiência que treinavam.

Então não se pode afirmar quando surgiu o Para jiu-jitsu. Porém sabe-se através de registros que no início do século através dos Fadda já havia um trabalho com pessoas com necessidades especiais.

Todos os anos no mês de abril ocorre o Campeonato Mundial de Para Jiu-Jitsu em Abu Dhabi (UAE), um evento em parceria das federações UAEJJF e FBJJP. O Mundial conta com paratletas de todo o mundo. Um evento gigantesco e que abriu e está abrindo portas para a inclusão de novos adeptos. Desde 2017 a UAEJJF, AJPTOUR e FBJJP desenvolveram o ranking mundial de Para Jiu-Jitsu, onde são ranqueados os paratletas melhores pontuados da temporada de competições.

Em 2020 foi lançado e publicado um estudo cientifico desenvolvido pela Universidade Federal do Acre – UFAC em parceria com a FBJJP, o artigo retrata a história e a base científica que o Para Jiu-Jitsu é um esporte que habilita e reabilita seus paratletas, melhorando as funcionalidades do corpo e da mente, melhorando a auto estima do praticante com deficiência. Em 2018 no CPB – Centro Paralímpico Brasileiro houve a apresentação do Para Jiu-Jitsu ao comitê olímpico brasileiro.

A SJJSAF, também vem abrindo suas competições para o Jiu-Jitsu Especial (Lutas casadas entre atletas com síndrome de down e atletas de renome nacional). Jiu-Jitsu para surdos e para Jiu-Jitsu. Todo ano as principais federações de Jiu-Jitsu do mundo realizam competições com a inclusão de atletas de Para Jiu-Jitsu, tanto a nível regional, quanto nacional e mundial.

Nosso atleta de Para Jiu-Jitsu Rogério, tem a perna esquerda amputada abaixo do joelho, é um praticante assíduo da academia. Além de competir no Para Jiu-Jitsu e nas categorias Para atletas sem deficiência, têm conseguido ótimos resultados.

Nos treinos adaptados à ele, se consegue os mesmos benefícios da pratica por pessoas sem deficiência, pois o Jiu-Jitsu é adaptável à todos os biotipos corporais e diferentes deficiências também.

 

 

Faça uma aula teste e garanta qualidade à sua vida.

 

Siga nossas Redes Sociais!