Benefícios do Jiu-Jitsu para a saúde depois dos 40.

Benefícios do Jiu-Jitsu para a saúde depois dos 40.

2 de fevereiro de 2021 0 Por admin

Garanta bem-estar, qualidade de vida e saúde depois dos 40 anos com todos esses benefícios da prática do Jiu-Jitsu.

 

Depois dos 40 anos de idade nossos hormônios começam a diminuir, reduzindo nossa energia, disposição e vitalidade, nosso corpo começa a reclamar por não suportar uma carga de exercícios tão forte como antes e as lesões levam mais tempo para sarar.

 

Fazer exercícios físicos após os 40, melhora a capacidade funcional, a saúde mental e o desempenho cognitivo resultante do processo de envelhecimento, além de auxiliar na proteção do organismo contra alterações relacionadas com as doenças neurodegenerativas como: Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas.

 

Portanto, é exatamente nessa idade que devemos evitar o sedentarismo e buscar manter um corpo saudável e ativo. Através da prática de atividades físicas e uma atividade física que entrega uma série de benefícios para a saúde depois dos 40 e para qualquer idade é o Jiu-Jitsu, a arte suave.

 

Benefícios do jiu-Jitsu para a saúde depois dos 40 anos

Em contraposição à musculação, que tem uma rotina fixa e trabalha com grupos musculares específicos, o Jiu-Jitsu trabalha as várias partes do corpo de forma simultânea, o que traz uma série de benefícios para a pós 40 que melhoram em muito o bem-estar e a qualidade de vida de seus praticantes:

  • Perda calórica e definição corpórea;
  • Aumento da resistência física;
  • Diminuição de problemas cardiorrespiratórios;
  • Restauro da flexibilidade e do equilíbrio;
  • Redução do estresse;
  • Melhora da qualidade do sono.

 

Perda calórica e definição corpórea

Os exercícios de aquecimento e combate do Jiu-Jitsu, que são majoritariamente aeróbicos, funcionais e de força dos braços, quadril, abdômen e pernas, aceleram o metabolismo através da melhoria das funções cardiovascular e respiratória. A aceleração do metabolismo faz com que você perca cerca de 550 calorias por aula.

 

Resultado: Menos gordura e maior definição corpórea para seu corpo que começa a perder massa muscular depois de completar 40 anos de idade.

 

Aumento da resistência física

A perda da resistência física é bastante normal para quem já passou dos 40, principalmente para quem tem uma vida sedentária e o Jiu-Jitsu é uma formidável ferramenta para reverter esse processo.

Os treinos, do aquecimento ao combate, são fisicamente desgastantes. Desgaste que com o tempo aprimora o condicionamento físico, tonifica a musculatura e aumenta a resistência física, fazendo com que você melhore seu desempenho esportivo, cotidiano e profissional.

 

Diminuição de problemas cardiorrespiratórios

A perda de peso resultado dos treinos aeróbicos e de força do  JiuJitsu que melhoram sua condição física também contribui com a diminuição de problemas cardiorrespiratórios.

Sendo assim, a prática do Jiu-Jitsu é recomendada para indivíduos com idade superior aos 40 anos e para quem tem problemas cardiovasculares ou respiratórios por sua característica esportiva de vida saudável, que inclusive leva seus praticantes a reduzirem e até pararem de fumar e beber.

Hábitos que reduzidos ou eliminados diminuem, em muito, os riscos de paradas cardíacas e o agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Restauro da flexibilidade e do equilíbrio

      Após os 40 o processo de envelhecimento leva à perda muscular, ao enrijecimento das articulações e à perda de flexibilidade e equilíbrio e o consequente risco de quedas e o aumento de lesões.

O Jiu-Jitsu por ser uma arte de combate corpo a corpo exige flexibilidade e equilíbrio para uma boa execução dos golpes e quedas.

Dessa forma, sua prática restaura, em um período curto de treinamento, a flexibilidade e o equilíbrio, reduzindo o acontecimento de lesões e aumentando o nível de bem-estar físico e emocional.

 

Redução do estresse

O Jiu-Jitsu realmente ajuda na redução do estresse. Isso acontece porque o objetivo dessa arte marcial não é limitado à prática de exercícios físicos como acontece em esportes e atividades físicas individuais.

O Jiu-Jitsu é uma luta corporal cuja vitória é resultado de um bom conhecimento teórico e prático dos golpes. Aprendizado que exige alto nível de concentração, uma atitude mental que distrai a mente e leva você a esquecer dos constantes problemas do dia a dia.

Terapia que elimina o estresse pelo fortalecimento do corpo e da mente de forma lúdica.

 

Controle da ansiedade

O Jiu-Jitsu possibilita o controle da adrenalina e da ansiedade ao lhe ensinar a manter a calma ao ser tirado da zona de conforto em situações de combates com oponentes maiores e mais fortes que você.

Situações de pressão e cansaço similares aos enfrentamentos dos acontecimentos diários de sua vida pessoal e profissional onde o controle da ansiedade é fundamental para respostas rápidas, bem pensadas e assertivas.

 

Melhora da qualidade do sono

Alguns homens e mulheres depois dos 40 anos de idade sentem falta de energia e cansaço exagerado causado por flutuações hormonais provocam um sono superficial e não reparador mesmo dormindo oito horas por noite. Uma sensação conhecida por “the fatigued 40s” (fadiga dos 40).

Se isso está acontecendo com você, tenha certeza que o treino regular de Jiu-Jitsu vai lhe ajudar. Depois de uma atividade física exaustiva aumenta a liberação dos hormônios que nos ajudam a entrar em sono profundo, uma defesa do organismo que vai melhorar a qualidade do sono.

Portanto, você que já passou dos 40 anos, saia do sedentarismo e comece a praticar o Jiu-Jitsu para dormir bem, acordar bem disposto, cheio de energia e com a autoestima lá em cima.

O Jiu-Jitsu por ser um esporte de combate em que a técnica se sobrepõe ao fator físico pode ser praticado por pessoas de todos os biotipos, pesos e idades por sua adaptabilidade, principalmente para quem já passou dos 40 anos de idade.

Na JA JIU-JITSU dispomos de uma turma específica para quem já passou dos 40.

 

Faça uma aula teste e garanta qualidade à sua vida.

 

Siga nossas Redes Sociais!