Dicas para quando seu filho vai competir!

Dicas para quando seu filho vai competir!

31 de maio de 2022 0 Por admin

Os pais são fundamentais para o sucesso dos filhos.

Não pela responsabilidade de alcançá-lo, mas pelo suporte emocional que devem proporcionar para que todo ser humano possa vencer.

E quando eu falo em sucesso, não me refiro à competição, mas sucesso na vida. E quando eu falo em vencer, também não me refiro ao pódio, mas vencer os obstáculos, as frustrações, os medos, as inseguranças e, principalmente, as crenças que não nos permitem crescer.

Não exija do seu filho o que você não foi capaz de conquistar! Apenas, tente guiá-lo por um caminho tão acolhedor ou mais que o seu! Afeto e empatia são fatores primordiais neste percurso.

Experimente e veja a mágica acontecer!

 

 

Fizemos um checklist para ajudar no momento da competição!

 

EVITAR DAR INSTRUÇÕES TÉCNICAS

Mesmo que você conheça o esporte que ele pratica evite se exceder nas instruções, isso pode atrapalhar o atleta. Estimule seu filho a pensar no que deve ser feito, e assim indiretamente mostre que confia na capacidade dele em encontrar soluções para o desafio.

 

EVITE FALAR DE FRACASSOS PASSADOS

Não traga situações de erros e pontos que possam colocar em xeque a confiança de seu filho. Se ele tocar no assunto, lembrando erros, procure reforçar a capacidade de auto-estima de seu filho, lembrando que ele já acertou diversas vezes, e pode voltar a acertar a qualquer momento.

 

REFORCE QUE AMA SEU FILHO INDEPENDENTE DOS RESULTADOS

Muitos pais se aborrecem quando seus filhos são derrotados em uma luta. Não demonstre esse tipo de sentimento, principalmente extravasando contra árbitros ou fatores externos. Esse tipo de reação pode deixar a criança confusa, crendo que ela precisa de ter um resultado positivo para ser amada e respeitada. Retire essa pressão desnecessária de seu filho.

 

CONTROLAR AS EMOÇÕES

É natural que durante a competição, os sentimentos aflorem. Porém lembre-se que nervosismo e preocupação podem acabar sendo passados ao atleta em disputa, e isso pode atrapalhar o desempenho da criança.

 

NÃO FALE MAL DO TREINADOR

Não questione as decisões do treinador do competidor, por mais que se tenha certa dose de razão. A confiança que a criança tem no treinador é um elo que não deve ser questionado, principalmente durante a luta.

 

NÃO CRIE EXPECTATIVAS ACIMA DO ESPERADO

Não sobrecarregue seu filho com expectativas infundadas. Expectativa gera tensão, ansiedade e nervosismo, bem como potencializa a chance de lesões.

 

TORNE-SE O MAIOR FÃ DO SEU FILHO

Independente do resultado alcançado, positivo ou negativo naquele momento, procure elogiar seu esforço e doação. Elogie também outros colegas do time de seu filho, isso pode gerar engajamento e união para aquela equipe.

 

AUTOCONFIANÇA TAMBÉM DEPENDE DE VOCÊ

Ajude seu filho a lembrar que ele está junto de amigos, e que a disputa deve ser algo muito legal. As crianças, acima de tudo, procuram se divertir.

 

 

 

 

Siga nossas Redes Sociais!