← voltar

História do Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu já provou ser a arte marcial mais eficiente entre todas em combates corpo a corpo, mas você sabe de onde ele surgiu e, mais importante, sabe como ficou tão conhecido nos dias de hoje?

Apesar de controversa, a história da Arte Suave tem diversos pontos que são confirmados pela maioria dos estudiosos. Acredita-se que a sua origem se deu na Índia, onde monges viajantes, cujas crenças não permitiam o uso de armas, desenvolveram um conjunto de técnicas que permitia aos mesmos se defender nas perigosas e longas jornadas que empreendiam. Pela própria natureza nômade desses monges, a eficiência do Jiu-Jitsu logo foi reconhecida e incorporada na China, que por sua vez passou esse conhecimento para o Japão, local onde seria absorvido aprimorado, desenvolvido e valorizado especialmente no combate à oponentes trajando armaduras por enfatizar a manipulação de articulações.

No início do século 20 Mistuyo Maeda, um jovem prodígio da escola Kodokan sai do Japão com o objetivo de divulgar a arte marcial pelo mundo. Ele passa por diversos países lutando desafios e na Espanha ganha o apelido de Conde Koma. Foram essas lutas que lapidaram na prática a eficiência do seu Jiu-Jitsu. Em 1915, Maeda chega ao Brasil e se estabelece em Belém, no Pará. Lá conhece o …. Gastão Gracie, um imigrante escocês de quem se torna amigo e, como retribuição a um favor pessoal, passa a ensinar o Jiu-Jitsu ao seu filho mais velho, Carlos.

Carlos era um menino rebelde e seu pai acreditava que a arte marcial poderia ajudar a controlar os seus ímpetos. Ele estuda por alguns anos com Conde Koma e passa também a ensinar os seus irmãos. A família começa a se dedicar profundamente à Arte Suave e se muda para o Rio de Janeiro, onde passa a promover desafios à outras modalidades de luta com a intenção de comprovar a superioridade técnica do Jiu-Jitsu. Helio, irmão de Carlos, assume o papel de campeão da família nesses desafios e torna-se um dos atletas mais populares do país, enfrentando inclusive o lendário campeão japonês Masahiko Kimura. Ele depois também assume o papel de preparar a próxima geração de lutadores da família, deixando Carlos como mentor do clã. Como parte dessa segunda geração destaca-se o primeiro filho de Carlos, Carlson Gracie, que foi o campeão depois de Hélio e é considerado o pai do Jiu-Jitsu moderno. É da linhagem dele que vem a JA Jiu-JItsu.

Os Gracie dessa segunda geração tiveram a visão que o Jiu-Jitsu tinha potencial de ser expandido para o mundo, especialmente nos EUA. Mas foi só em 93 que Rorion Gracie (filho de Hélio) retomou a estratégia de testar a Arte Suave contra outras modalidades e criou o UFC. Nele colocou para representar a família o seu irmão Royce, que foi o primeiro campeão do evento e que também, além de fazer várias lutas na mesma noite contra adversários maiores e mais pesados, ainda defendeu seu cinturão por muitas vezes. Estava plantada a semente que disseminaria o Jiu-Jitsu pelo planeta e que nos coloca aqui hoje.
Honra, Moral, Respeito e Lealdade!
Desde 2004 desenvolvendo campeões no tatame e na vida!
Acompanhe a nossa equipe nas redes sociais:
© Copyright 2008 - 2018 JA - Jiu-Jitsu - Brasil | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton