Importância da preparação física para prevenção de lesões no jiu-jitsu

Importância da preparação física para prevenção de lesões no jiu-jitsu

7 de abril de 2021 0 Por admin

O corpo humano é a melhor máquina já construída, mas para um bom funcionamento precisa estar com todas as engrenagens conectadas perfeitamente.

 

Podemos dizer que nossas engrenagens são as articulações e seu funcionamento é com mobilidade e estabilidade conectados para não gerar disfunções de movimentos.

 

A mobilidade é basicamente a capacidade de se movimentar dentro dos limites fisiológicos de amplitude de movimento de uma articulação. E a estabilidade, por sua vez, é a habilidade que a articulação tem de se mover sem lesões, algo que muitas articulações no corpo precisam.

 

Quando se fala em preparação física para praticantes de jiu-jitsu logo se pensa que está apenas relacionada com o aumento de performance entretanto a preparação física tem como objetivo principal prever e tratar lesões de acordo com desequilíbrios nos padrões funcionais do movimento (mobilidade e estabilidade).

 

Para exemplificar melhor podemos citar a articulação do joelho que é a mais prejudicada no jiu-jitsu, essa articulação precisa ter muita estabilidade para suportar melhor o “estresse” causado durante o treinamento.

 

O elemento responsável pela estabilidade é o músculo se o mesmo está enfraquecido todo o sistema sofre, a intervenção do treinamento físico é justamente fortalecer os músculos que estão envolvidos nessas articulações no caso do exemplo acima os músculos da coxa geram estabilidade para o joelho.

 

Quanto mais exercitado seus músculos melhor o reforço para as articulações, pois o mesmo sofre adaptações com o treinamento e fica cada vez mais forte.

 

Embora ainda seja uma realidade muito distante para alguns professores de jiu-jitsu que insistem em passar a preparação física junto com o treinamento específico, na JA a equipe sempre está um passo à frente e sabe a importância de agregar o treinamento do jiu-jitsu com a preparação física pois um complementa o outro.

 

Por isso, parte da equipe JA se prepara para evitar lesões.

 

Referências

COOK, Gray. 12 de dezembro 2010. http://www.functionalmovement.com/articles/Screening/2010-12-17_expanding_the_joint-by-joint_approach

BOYLE, M. J. Advances in functional training: training techniques for coaches, personal trainers and athletes. Califórnia: One Target Publications. 2010.

Baffa AP, Barros JR. As principais lesões no jiu-jitsu. Fisioterapia Brasil. 2002;3(6):377-81.

Pinto AMD, Ferreira CAA, Costa FCH. Incidência de lesões traumáticas em praticantes de Jiu-Jitsu em uma academia do estado do Rio de Janeiro. Rev Bras Med Esporte. 2004;10:5.

 

 

 

Faça uma aula teste e garanta qualidade à sua vida.

 

Siga nossas Redes Sociais!