A importância da Atividade Física pós pandemia.

A importância da Atividade Física pós pandemia.

14 de fevereiro de 2021 0 Por admin

Turmas Kids e Baby.

 

 

Embora as crianças sejam menos contaminadas na forma sintomática e grave da COVID-19, essas podem ser mais afetadas no âmbito do desenvolvimento psicológico, cognitivos e motor.

Através do distanciamento social, as crianças não estão frequentando a escola, causando  um impacto no desenvolvimento e aprendizagem, sendo assim privadas da necessidade de socialização aonde ocorrem aprendizados significativos com seus pares importantes para o desenvolvimento humano, tais como:

  • Experiências lúdicas compartilhadas, que implica em interações proximais face a face;
  • Cooperação;
  • Convivência com as diferenças;
  • Compartilhamento de decisões;
  • Enfrentamento de desafios;
  • Negociação de conflitos;
  • Adiamento de gratificações;
  • Espera da sua vez;
  • Exercício controle de impulsos; entre outras habilidades.

 

No caso da Educação Infantil(0 e 5 anos), tem-se a grande limitação de não poder ser realizada à distância e, no caso do Ensino Fundamental(6 e 14 anos), o fato de o aprendizado ser realizado exclusivamente à distância gera um excesso do uso de telas, o que pode ser prejudicial ao desenvolvimento e saúde das crianças (Holmes et al., 2020; Sociedade Brasileira de Pediatria, 2020).

Sendo assim pode-se verificar que a ausência do suporte educacional ou a realização do ensino fragmentado feito à distância, sem prévia estruturação e organização adequada, pode se constituir em um fator de risco ao desenvolvimento das crianças que merece ter os seus efeitos adequadamente investigados (Holmes et al., 2020).

As crianças expostas a contextos estressores mostram alto nível de cortisol, hormônio regulador do estresse, em comparação a crianças que não vivem nesse contexto (Slopen, McLaughlin, & Shonkoff, 2014). As alterações do cortisol relacionam-se com o sistema imunológico e sistema nervoso que se relaciona à emoção, memória e aprendizagem (Shonkoff, Richter, van der Gaag, & Bhutta, 2012b). O estresse tóxico pode causar hiperatividade nos circuitos neuronais que controlam as respostas de medo, provocando uma interpretação no cérebro de ameaça, que pode levar a respostas de agressão como defesa (Branco & Linhares, 2018).

 

A importância da atividade Física

 

A prática de atividade física regular é importante para manutenção do peso adequado em estudantes, além de proporcionar benefícios para a cognição. Interessantemente, uma única sessão de exercícios físicos pode gerar efeitos positivos sobre funções cognitivas importantes, assim como, quando realizados cronicamente, pode promover adaptações em estruturas cerebrais e na plasticidade sináptica, importantes para a cognição.

 

Como o Jiu-Jitsu pode auxiliar nessa fase pós pandemia.

 

Através da nossa metodologia o seu filho trabalhará o respeito ao próximo, o senso de hierarquia, pedir licença ao entrar no tatame cumprimentando desde o mais graduado ao menos graduado. Ensinando desta forma a respeitar aquele que tem mais conhecimento, o mais graduado, o professor, assim como aprenderá a respeitar o menos graduado.

 

Auxiliando a criança também no controle das suas emoções através de atividades lúdicas e técnicas, convivendo com as diferenças, compartilhando decisões; enfrentando desafios, aumentando desta forma sua autoestima, se sentindo capaz de resolver conflitos conseguindo entender a importância de esperar a sua vez exercitando desta forma impulsos entre outras habilidades.

 

 

Referência

 

Gostou? Temos a aula teste, não perca tempo e garanta qualidade e segurança à vida.

 

Siga nossas Redes Sociais!