Motivos para trabalhar o equilíbrio

Motivos para trabalhar o equilíbrio

3 de março de 2022 0 Por admin

De acordo com Araújo (1992, p. 36) ao trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio tem um papel muito importante, pois o aperfeiçoamento progressivo da realização motora da criança só será mantido se esta for levada a sustentar um equilíbrio corporal seja em estado de relaxamento ou movimento. Importante considerar que, muitas vezes o distúrbio pode refletir no estado emocional da criança, ocasionando-lhe insegurança, distração, angústia, etc., e quanto mais o equilíbrio for prejudicado, mais energia se consome, sendo assim, a realização de movimentos econômicos e harmônicos é condição favorável à interação da criança consigo mesma e com o meio onde vive.

A otimização dessa interação é dependente do nível de desenvolvimento do equilíbrio de cada criança, pois como afirmam Haywood e Getchell (2004, p. 219) é importante manter o equilíbrio em um número praticamente infinito de situações. Algumas vezes são situações onde as crianças estão paradas (equilíbrio estático) e em outras vezes quando estão em movimento (equilíbrio dinâmico).

Matveev (1998, p. 34) afirma que o equilíbrio estático pode ser desenvolvido pela complexidade da estrutura do exercício e também pela alteração do estado psicofuncional dos alunos. A experiência no equilíbrio estático forma-se através da alteração gradual da complexidade de coordenação de uma ação motora.

Corroborando com essa ideia, Santos (2001, p. 20) afirma que o equilíbrio estático requer que a criança mantenha uma postura fixa, como equilibrar-se em uma bicicleta parada. Para isso, é necessária certa calma, uma respiração tranquila e fixar um ponto, o que faz do equilíbrio estático ser mais difícil do que o dinâmico.

Para Matveev (1998, p. 34) o equilíbrio dinâmico caracteriza-se pela manutenção do corpo no espaço durante as ações motoras. O aperfeiçoamento do equilíbrio dinâmico realiza-se através de exercícios cíclicos (corrida, caminhada em terreno inclinado, etc.).

Conforme Santos (2001, p. 21) o equilíbrio dinâmico se dá em locomoção ou quando é necessário mudar de posição como: andar, correr, saltar, diminuir a base, mudar de posição, etc. Isso, segundo o autor, exige uma reorganização muscular quase constante.

 

https://www.efdeportes.com/efd143/o-equilibrio-das-criancas-da-educacao-infantil.htm#:~:text=De%20acordo%20com%20Ara%C3%BAjo%20(1992,estado%20de%20relaxamento%20ou%20movimento.