Defesa Pessoal Infantil

Defesa Pessoal Infantil

26 de março de 2022 0 Por admin

Você sabia que através das aulas de jiu-jitsu seu filho aprende a como se proteger a  qualquer tipo de violência?

 

Por quanta coisa a criança tem passado ate chegar a violência física, a quantas situações ela se sujeitou e não conseguiu dizer “PARE EU NÃO CONCORDO COM O QUE VOCÊ ESTA FAZENDO”.

Ensinamos nossos alunos a proteger as suas emoções e blindar a sua mente a aos tipos de violência.

 

Tipos de Violência Contra Crianças e Adolescentes

 

 

VIOLÊNCIA FÍSICA

A violência física é entendida como a ação infligida à criança ou ao adolescente que ofenda sua integridade ou saúde corporal ou que lhe cause sofrimento físico.

 

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

A violência psicológica é compreendida como qualquer conduta ou situação recorrente em que a criança ou o adolescente é exposta e que pode comprometer seu desenvolvimento psíquico e emocional.

A violência psicológica é mais difícil de ser identificado e diagnosticada, por não conter provas materiais, embora deixe marcas psíquicas no indivíduo que podem ser permanentes, interferindo na sua formação subjetiva e no desenvolvimento biopsicossocial.

 

VIOLÊNCIA SEXUAL

Entendida como qualquer conduta que constranja a criança ou o adolescente a praticar ou presenciar conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso, inclusive exposição do corpo em foto ou vídeo por meio eletrônico ou não.

 

VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL

A violência institucional é caracterizada pela revitimização da criança ou adolescente em vulnerabilidade, por organizações públicas que deveriam oferecer acolhimento, proteção e legitimidade às vítimas de violência que procuram os serviços públicos para denúncia e ajuda. Assim pode estar atrelada a outras formas de violência: abuso sexual; negligência violência física e psicológica, etc.

“O abuso sexual institucional ocorre em instituições, cuja função é cuidar da criança no momento em que esta está afastada da família. Pode ser praticado por uma criança maior ou pelos próprios cuidadores ou funcionários”.(PIRES & MIYAZAKI, 2005, p 45)

 

NEGLIGÊNCIA E ABANDONO

“Negligência e Abandono envolve a omissão de cuidados básicos e de proteção à criança frente a agravos evitáveis e tem como consequência, portanto, o não atendimento de necessidades físicas e emocionais prioritárias.

 

Negligência emocional: Inclui ações como falta de suporte emocional, afetivo e atenção, exposição crônica a violência doméstica, permissão para o uso de drogas e álcool (sem intervenção), permissão ou encorajamento de atos delinquentes, recusa ou não procura por tratamento psicológico quando recomendado.

Negligência educacional: por sua vez, inclui permissão para faltar às aulas após pais ou responsáveis terem sido informados para intervir, não realização da matrícula em idade escolar e recusa para matricular a criança em escola especial quando necessário.” (PIRES & MIYAZAKI, 2005, p 44)

 

Referência: http://www.infanciasegura.pr.gov.br/Pagina/Tipos-de-Violencia-Contra-Criancas-e-Adolescentes

 

 

 

 

Gostou?

Temos a aula teste, não perca tempo e garanta qualidade e segurança à vida de quem você mais ama.

 

Siga nossas Redes Sociais!