Nunca pule o aquecimento no Jiu-Jitsu.

Nunca pule o aquecimento no Jiu-Jitsu.

10 de março de 2021 0 Por admin

O aquecimento é algo indispensável.

Toda academia existe aquele camarada que adora fugir do aquecimento, ele acha que aquilo não agregará valor aos seus treinos, uma vez que consideram a parte mais interessante do Jiu Jitsu as técnicas e principalmente os rolas né?

 

Praticar atividades físicas faz um bem enorme para o corpo, todos nós sabemos, mas para que o resultado seja realmente benéfico e efetivo, é essencial manter uma rotina de aquecimentos antes de começar a atividade.

 

O que é aquecimento ?

 

Preparar o corpo e o organismo para o esporte é uma das características que essa prática proporciona.

Ao se preparar aquecendo o seu corpo, você sabia que está prevenindo lesões graves?
Bem como essa prática está atuando contra as possíveis dores no corpo logo após a realização das suas atividades.

Outro principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamentos, antes de competições ou em um treino normal de jiu jitsu. Ele visa obter o estado ideal psíquico, físico e a preparação para os movimentos.

 

Aquecendo você também vai estar reforçando o básico do Jiu-Jitsu como:

  • Fuga de quadril;
  • Levantada técnica;
  • Rolamentos;
  • Entre outros.

Também possui objetivos fisiológicos como o aumento na temperatura corporal, da temperatura da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar, essenciais para a prática esportiva.

Com essa prática, a velocidade do metabolismo aumenta em função da temperatura gerada no corpo e quando o metabolismo está alto, torna as reações químicas mais rápidas e eficientes. Oferecendo a musculatura, aos ligamentos e aos tendões mais elasticidade, o que reduz assim o risco de lesões e rupturas. Por isso é tão importante o aquecimento antes de qualquer atividade.

 

Existem também modificações nas articulações, elas aumentam a produção de líquido sinovial (líquido que se localiza dentro das articulações), tornando-se mais resistente à pressão e a força.

 

Entenda os dois tipos de aquecimento:

 

Aquecimento geral

O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo para o organismo como um todo. Para que você atinja este resultado, é recomendado realizar exercícios que utilizam de grandes grupos musculares como uma corrida.

 

Aquecimento específico

Já o aquecimento específico, como o próprio nome já menciona, utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui a ideia é praticar exercícios de alongamento e relaxamento que funcionam como profilaxia de lesões, além de garantir um bom alongamento da musculatura que será trabalhada.

Agora que você sabe de todos os benefícios e a importância de realizar o aquecimento antes das atividades físicas, lembre-se sempre, este é um procedimento que deve ser parte integrante do início de qualquer atividade.

E que tal começar hoje mesmo a sua prática de atividades diárias?

 

Faça uma aula teste e garanta qualidade à sua vida.

 

Siga nossas Redes Sociais!